20 perguntas que você jamais deve fazer em uma entrevista de emprego
08/07/2016 15:47A maioria das perguntas envolve ansiedade do candidato em querer saber coisas que não são relevantes
É crucial que você se prepare para fazer perguntas da mesma forma que se faz para responder questionamentos. Afinal, suas perguntas também podem refletir seus conhecimentos sobre a companhia, ética de trabalho, profissionalismo e interesse pela vaga.
“Na primeira entrevista, você deve garantir que que perguntará as questões corretas. Pergunte sobre o emprego e a companhia e não questões que façam parecer que você não sabe trabalhar em equipe ou que não está disposto a dar 100%”, comenta Amy Hoover, presidente da companhia de empregos Talent Zoo.
“O que a sua companhia faz?”: Questões como essa farão você parecer despreparado. Para evitar, nunca pergunte qualquer coisa que poderia ser facilmente respondida em uma pesquisa no Google.
“Qual vai ser meu salário?”: Espere um pouco. “Candidatos devem andar em uma tênue linha entre buscar as informações que precisam sobre a companhia e presumir que vão conseguir a vaga”, diz Jesse Siegal, diretor sênior da empresa de contratação The Executive Seacrh Group. Perguntar sobre dinheiro tão cedo no processo manda a mensagem que você é arrogante e rude.
“Vou ter que fazer hora extra?”: Isso diz, “sou preguiçoso”. “Quando vou conseguir tirar férias?”: Planejar sua folga antes mesmo de ter conseguido o trabalho manda a mensagem de que você não está comprometido com o trabalho.
“Vou ter uma conta para despesas?”: Não há razão para perguntar isso em uma entrevista. Isso ainda pode passar a mensagem.
“Quão rapidamente eu vou ser considerado para uma promoção?”: Foque no emprego de agora.
“O que acontece se eu não me der bem com meu chefe ou meus companheiros?”: O entrevistador irá se perguntar se você teve problemas com colegas no passado – ou ainda assumir que você é uma pessoa difícil de se trabalhar junto.
“Quais são os benefícios?”: Melhor guardar essa pergunta mais para o fim do processo, quando ficar claro que você vai receber uma oferta de emprego.
“Quando posso pedir um aumento?”: Isso pode dizer ao entrevistador que dinheiro é a única coisa que você se importa.
“Posso mudar meu horário desde que faça o serviço?”: Não tente fazer ajustes na rotina antes mesmo de ter recebido a oferta de emprego.
“Você é casado? Tem filhos?”: Nunca faça perguntas pessoais.
“Vocês checam as redes sociais?”: Quem está procurando um emprego deve sempre assumir que suas redes sociais podem ser checadas pelo entrevistador.
“Vocês checam antecedentes criminais?”: Isso só faria o entrevistador suspeito.
“Vocês monitoram os e-mails ou o uso da internet?”: Outra pergunta que apenas levantaria sinais de alerta.
“Vou ter meu próprio escritório?”: Isso importa de verdade?
“Eu ouvi esse rumor sobre o CEO, é verdade?”: Você nunca deveria trazer fofocas para uma entrevista de emprego.
“Quais seriam os termos de uma demissão?”: Não é uma boa ideia fazer o entrevistador pensar em te demitir mesmo antes de ter contratado.
“Posso fazer ligações pessoais durante o dia?”: Isso apenas mostra que você não está 100% focado no trabalho.
“Como eu me saí na entrevista?”: Isso apenas coloca o entrevistador na berlinda. Se você quer mesmo um feedback, espere até receber a oferta ou ser rejeitado e então pergunte em uma entrevista quão bem você foi ou como poderia ter feito melhor.
“Consegui o emprego?”: Não seja apressado.
Fonte: InfoMoney