6 perguntas que não podem faltar em uma entrevista de emprego
01/04/2016 08:32Uma entrevista de emprego bem coordenada é essencial para que haja uma contratação de sucesso. Por meio das perguntas de entrevista de emprego o entrevistador consegue avaliar características e habilidades pessoais...
Uma entrevista de emprego bem coordenada é essencial para que haja uma contratação de sucesso. Por meio das perguntas de entrevista de emprego o entrevistador consegue avaliar características e habilidades pessoais, analisar diferentes perfis profissionais e definir qual candidato é o mais adequado para a vaga e instituição.
Conheça, na sequência, seis perguntas que não podem faltar em uma entrevista de emprego para que ela seja bem conduzida.
Por que você quer trabalhar aqui?
Essa é uma questão tradicional em processos de recrutamento por uma importante razão: com apenas 1 pergunta é possível saber o conhecimento do candidato a respeito da instituição e suas motivações em relação à vaga pretendida.
É fundamental que o candidato saiba responder por que gostaria de se tornar um colaborador e que consiga expor suas razões para querer trabalhar na instituição.
Que valor você pode trazer para a empresa?
Com essa pergunta de caráter abrangente e discursivo, o recrutador oferece oportunidade para o candidato apontar suas habilidades e competências.
O condutor da entrevista deve ter claro para si as características e capacidades técnicas desejadas para a vaga. Dessa forma, pode-se comparar a resposta dada com o que se espera do futuro colaborador.
Qual o motivo da sua saída do emprego anterior?
Vários motivos levam um colaborador a sair ou ser demitido de uma empresa. O importante nessa questão é que o profissional consiga explicar o que houve. Essa pergunta pode trazer clareza aos problemas e dificuldades do candidato, mas tenha consciência que um problema relatado não precisa desqualificar um profissional, desde que ele demonstre ter aprendido com a experiência.
Qual foi o momento mais feliz da sua carreira?
Essa questão possibilita conhecer um pouco melhor sobre a cultura empresarial em que o candidato se encaixa. Muitas contratações acertam nas exigências técnicas para a vaga, mas erram ao considerar se o candidato é adequado para a cultura da instituição e seus valores.
O momento em que o candidato se sentiu mais realizado pode revelar aspectos relevantes sobre seu perfil profissional, como seu nível de autonomia, se gosta de trabalhar sob pressão e como lida com a rotina.
Em que momento da sua carreira você se sentiu mais pressionado?
Por meio dessa pergunta, é possível entender como o candidato age sob pressão e como ele lida com desafios. Incite o candidato a explicar bem todo o processo, perguntando sobre o aprendizado que ele tirou da situação e se faria algo diferente.
Por que você deveria ser escolhido em vez dos outros candidatos?
É importante que o candidato tenha abertura para falar sobre suas características pessoais. Com essa questão, ele pode expor pontos que julga pertinentes para a seleção e que ainda não foram ditos. Também é a hora ideal para ficar atento aos valores e princípios apresentados e se eles estão alinhados com os da instituição.
Fonte: Catho