Guaratuba-PR - Férias no Litoral Paranaense
30/12/2016 14:14A cidade conta com eventos para animar o final de ano, shows e atividades para animar a galera na beira da praia.
Guaratuba possui 22 km de extensão de praias, com acesso pela Avenida Parque Atlântico e PR 412. Veja abaixo mais informações sobre as praias e pontos turísticos da cidade. Já esteve em Guaratuba? Compartilhe com seus amigos.
Praia de Caieiras, Encantadas ou dos Amores
Localiza-se entre a ponta do Jhonnscher e as pedras de Caieiras (Praia do Prosdócimo), com acesso rodoviário pela PR-412, e hidroviário pela baía.
Possui 1 km de extensão e é própria para a pesca de arremesso. O bairro originou-se de uma colônia de pescadores, que ainda são maioria entre os moradores. Das pedras, quando a maré está baixa, pode-se ver a proa de um vapor que encalhou quando fugia da Guerra do Paraguai. É o Vapor São Paulo, comandado pelo marido da compositora e pianista Chiquinha Gonzaga.
Praia Prosdócimo
Inicia-se nas pedras de Caieiras prolongando-se até o Hotel VillaReal, sendo o começo da Avenida Atlântica.
Sua extensão forma uma meia lua e segue em direção ao Morro do Cristo.
Praia Central
Inicia no Hotel Villareal e prolonga-se até o Morro do Cristo, formando as praias do Cristo, dos Pescadores e dos Turcos.
Praia do Brejatuba
Inicia ao lado direito do Morro do Cristo, recebendo várias denominações em sua extensão, como Praia do Surfista, Cidadela, Bonança, Jardim Estoril, Balneário Eliane, Nereidas I, II, III e IV, Cidade Balneária de Brejatuba, Jardim Iemanjá, Santa Helena, Coroados, Praia das Palmeiras e Barra do Saí
Prainha
Tem inicio na ponta de Caiobá e se estende até a entrada da barra de Guaratuba. É uma praia mansa, de onde se tem a vista de Guaratuba antes da travessia da Baía de Guaratuba. Praia de águas calmas, praticamente encravada no Morro da Passagem.
ILHAS
A Baía de Guaratuba está pontilhada de ilhas que conservam os seus aspectos naturais intactos, ora cobertas de mangues, ora de vegetação mais espessa, ou ainda, como a Ilha do Capim, conhecida anteriormente pelo nome de Guará, por ser preferida para o pouso de aves do mesmo nome. Na ilha oceânica do Itacolomi a pesca é farta e abundante e o local é propício para caça submarina. Na Ilha do Saí foi erguido o marco divisor entre o Paraná e Santa Catarina.
São elas a Ilha do Baixo Grande, Barigüi, Capim, Capinzal, Chapéu, Castelhano, Estaleiro, Garças, Itacolomi, Maria Chica, Mexerico, Monte Alegre, Morro da Barra, Papagaios, Pescaria, Ratos, e Saí.
BAÍA DE GUARATUBA
É a segunda maior do Estado. Permite o acesso de Matinhos a Guaratuba através de travessia com embarcações tipo balsas e ferry-boats, transportando veículos e passageiros. Durante o percurso podem-se avistar algumas ilhas, praias e a própria baía costeada por mangues.
QUEDAS D'AGUA
Salto Parati
Localizado no Rio Parati, tem acesso a partir do porto de passagem, na estrada à esquerda em direção ao Cabaraquara e na placa indicativa de Caraguatatuba entra-se à direita, passando pelo Sitio Nova Era das Rosas, O acesso também é possível por embarcações pequenas, através da baía, onde se pode chegar até próximo à ponte pencíl, que faz a travessia do rio, sendo que p final do passeio obrigatoriamente é feito à pé ou de bicicleta.
As águas do Salto vêm do Rio Parati, formando piscinas naturais. O local é abundante em fauna e flora, passando por mata nativa aberta e fechada, pode-se ainda apreciar a baía, os botos, e a Ilha Joaquim Jorge de frente para o Sítio.
Cachoeira do Rio Cubatão
Localizada na comunidade rural de Cubatão, no Rio Cubatão. Com acesso pela PR-412, que liga Guaratuba a Garuva. Em Garuva, entra-se no semáforo à direita, percorrendo 25 Km pela estrada de chão que leva ao Cubatão e mais 7 Km à esquerda. Também é possível chegar próximo à cachoeira através de barco, pela baía.
Destaca-se na cachoeira as varias pedras existentes no Rio Cubatão que chegam a formar praia artificial próxima a cachoeira
PARQUES E RESERVAS
PARQUE NACIONAL DE SAINT-HILAIRE/LANGE
Região: Sul - Estado: Paraná
Município: Guaratuba e Matinhos
Bioma: Floresta Atlântica - Área: 24.500 ha
Criação: Lei 10.227 (23/05/2001)
Unidade de Proteção Integral
O parque tem aproximadamente 24.500 ha e irá proteger a Floresta Atlântica, um dos ecossistemas de maior risco ambiental no planeta, e abrange as áreas situadas acima da cota de 20 metros nos morros do entorno do balneário de Matinhos e da Baía de Guaratuba, incluindo regiões significativas como o Morro do Cabaraquara e a Serra da Prata. Futuramente serão criadas unidades de conservação auxiliares, como uma reserva extrativista, para proteger os mangues e entorno do parque, sem prejudicar seu uso racional, além de um programa de visitação pública viabilizando o ecoturismo atração com visitação controlada. As áreas já urbanizadas, em uso agrícola e as estruturas sociais como captação de água e eventuais estradas já existentes poderão continuar a existir. O parque Saint-Hilaire/Lange visa proteger o ecossistema, gerar equilíbrio aos balneários e cidades do entorno, com a completa proteção das nascentes de água e impedir a ocupação desordenada que já se iniciava, com a invasão dos morros, especialmente próximo a Matinhos.
É o segundo parque nacional criado no país nos últimos 10 anos, e o quarto Parque Nacional do Paraná. Seu nome é uma homenagem ao naturista francês pesquisador Saint-Hilaire, que esteve na região em expedições botânicas há mais de um século sendo o primeiro cientista a descrever a região, e cruzar a remo a baía de Guaratuba no século XIX, e do ambientalista Roberto Ribas Lange que faleceu prematuramente no início da década de 90 em trabalhos ambientais no Rio Iguaçu, e foi um dos precursores da luta ambiental no estado e no Litoral. Com o sistema criado em conjunto entre o Parque nacional de Superagui e o Parque Nacional Saint-Hilaire/Lange, o Paraná possui a mais completa rede de proteção de seu litoral e dos remanescentes de Floresta Atlântica, que somada a outras unidades como APAS e Estações Ecológicas estão permitindo a conservação e uso desta região, precisando ainda de investimentos para a completa implantação, fiscalização e controle das unidades existentes.
PARQUE MUNICIPAL LAGOA DO PARADO
Localização: margem esquerda do Rio Cubatãozinho.
Acesso: somente de barco, a 56 minutos.
Descritivo: Tem cerca de 5 Km de comprimento, por 3 Km de largura.
Ao pé da Serra do Mar, abundante em peixes e Caxeta, madeira leve que se faz cepas de tamancos, colheres de pau, soquetes de feijão e lápis entre outros artefatos de artesanato. Em época de pouca chuva, ela se divide em duas, formando a Lagoa das Onças e Lagoa Baguary. É o maior criadouro de vida marinha da baía, onde várias espécies se reproduzem. Um mini-pantanal onde aves e pequenos animais buscam seu alimento.
Informações Adicionais:
Área - 1.327.3 Km²
População - 33 mil habitantes
Latitude - 25° 52` Sul
Longitude - 48° 34` Oeste
Clima - Tropical super-úmido, sem estação seca definida. A média de temperatura dos meses mais quentes é superior a 30°C , e a dos mais frios, é inferior a 15°C